
Como cada produto recebe o seu preço final? Apesar de parecer um fator simples de ser determinado, a precificação abrange muito mais aspectos do que você pode imaginar. Diante disso, o conceito de Markup pode ajudar!
O Markup trata-se de um índice que leva em consideração os fatores internos e externos que interferem no seu produto ou serviço, para determinar a precificação mais assertiva e coerente.
Ficou curioso para saber mais sobre esse tema? Então, não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimento através do acompanhamento dos seguintes tópicos que serão abordados nesse artigo:
● O que é Markup?
● Qual a importância de precificar corretamente os produtos?
● Como funciona o Markup?
● Como calcular o Markup?
● Margem de lucro x Markup
Vamos à leitura?
O Markup é um termo em inglês que pode ser traduzido como "marcação'' e refere-se a uma estratégia de formação de preços de produtos ou serviços, ou seja, é uma ferramenta que auxilia na definição da precificação.
Diante disso, o Markup pode ser usado como índice principal para a definição de valor ou ainda, de forma referenciada, servindo de ponto de partida para chegar no preço ideal para o que sua empresa oferece ao consumidor.
Para viabilizar o resultado, esse conceito abrange fatores internos como a margem de lucro, produção interna e histórico de preços, e também fatores externos que abrangem a concorrência, indicadores e taxas de juros.
Dessa forma, essa metodologia é fundamental para a obtenção dos resultados comerciais positivos para sua empresa, visto que, ela indica a compatibilidade do valor do seu produto com a média do mercado.
Além disso, através do Markup é possível revisar incoerências nos custos de produção e do desenvolvimento dos processos internos que sejam refletidos no custo unitário final.
Muito interessante, não é mesmo? Para ampliar ainda mais sua percepção sobre o preço estabelecido, não deixe de conferir o tópico seguinte que fala sobre a importância do Markup!
A avaliação da importância de uma ferramenta é necessária para ponderar se vale a pena ou não adotá-la. Por isso, confira algumas das principais vantagens da utilização do Markup no seu negócio:
Ao contrário do que muitos pensam, o preço baixo não é o principal fator de atratividade para o consumidor. Isso porque, o valor agregado pelo produto ou serviço é mais determinante para a decisão de compra.
Dessa forma, verifica-se que o consumidor vem valorizando cada vez mais o custo benefício que aquele produto pode trazer, do que apenas um preço competitivo que não supre as necessidades do mesmo com a experiência de compra.
A experiência que o cliente tem com o produto ofertado é determinante para sua satisfação. Diante disso, precificar com coerência é um fator diretamente para validar a boa experiência do cliente, o que cria uma imagem positiva para a marca.
Quando os clientes forem capazes de identificar o valor agregado que sua marca oferece, uma consequência disso será o reconhecimento de marca por parte deles, o que é muito positivo para visibilidade e ampliação do seu negócio!
Diante da melhoria da visibilidade, reconhecimento da marca e entrega de valor agregado, as possibilidades dos resultados serão compatíveis com a positividade desses fatores são muito altas.
Logo, conclui-se que o investimento em Markup é muito importante para a promoção do seu negócio. Diante disso, não deixe de entender melhor como esse conceito funciona na prática através do tópico seguinte!
Para entender o funcionamento do Markup, é importante ressaltar que o principal objetivo dessa ferramenta é garantir que os retornos financeiros de uma marca tenham a margem de lucro positiva e ainda, seja coerente com a média do mercado.
Dessa forma, será garantida tanto a satisfação da marca que oferece seu produto ou serviço para solucionar um problema do clientes, quanto a satisfação do consumidor que terá uma experiência positiva.
Diante disso, o Markup proporciona umamaneira simplificada de mensurar o custo total de produção, levando em consideração todos os custos e despesas, para chegar ao valor mais justo possível.
Para calcular isso, é usada uma fórmula matemática. Assim, conheça qual é a fórmula do Markup e como ela funciona, através do tópico seguinte que vai explorar esse assunto.
Para entender o cálculo do Markup, é preciso se familiarizar com alguns conceitos, tais que são eles:
● Despesas fixas (DF): trata-se do que é considerado custo de forma fixa, ou seja, contas como: luz, água, salários de trabalhadores, insumos, etc, que envolvem diretamente a produção;
● Despesas variáveis (DV): refere-se aos gastos que não são fixos, que acontecem esporadicamente, mas que tem relação com a produção do produto ou viabilização do serviço;
● Margem de lucro: trata-se da quantidade de lucro que se obtém sobre aquele produto, retirando todos os gastos a produção teve;
● Preço de Venda: trata-se do preço final do produto que envolve a consideração de todos os custos fixos e variáveis, além da margem de lucro estimada para aquele produto;
● Custo do produto: trata-se da soma de todas as despesas que envolvem a produção daquele produto, não incluindo assim a margem de lucro em sua composição;
Diante disso, o cálculo do Markup pode ser feito através da seguinte fórmula:
Markup = 100/(100 - (DF + DV + ML))
A partir disso, pode-se ainda calcular o Preço de venda do produto final, fazendo o seguinte cálculo:
PV = CP x Markup
Para finalizar, não deixe de consolidar o seu conhecimento, através da diferenciação dos conceitos de Margem de Lucro e Markup, veja!
É comum que os conceitos de Margem de lucro e Markup sejam confundidos, afinal, os dois estão diretamente relacionados com o preço do produto. Apesar disso, tratam-se de conceitos distintos com finalidades diferentes.
Enquanto o Markup é responsável pela precificação final do produto, como foi visto ao decorrer deste artigo, a margem de lucro vai ser responsável apenas por definir a parcela de lucro esperada com aquela venda.
Dessa forma, a Margem de Lucro é um componente do Markup, o que é inclusive evidenciado pela fórmula, que leva em consideração o valor da margem para o cálculo da precificação.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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