O que é PCM?
O que é manutenção?
Qual a importância do PCM?
Atribuições do PCM
Quais os três pontos chave do PCM?
O que é Manutenção Produtiva Total (TPM)?
Curso de PCP
Seja um profissional cobiçado no mercado: domine a Manutenção Produtiva Total

Descubra como o PCM pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos de manutenção

Planejamento e Controle da Manutenção. Entenda como o PCM pode ajudar a sua empresa a perder menos tempo produtivo, atuando na gestão da manutenção.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como o PCM pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos de manutenção

Quando pensamos em planejamento e controle da manutenção, imaginamos o conserto de algo que quebrou ou parou de funcionar, não é mesmo?

Durante a primeira geração da Revolução Industrial, a manutenção se restringia ao reparo pós quebra, limpeza e lubrificação.

Porém, com a segunda geração veio a busca incessante pelo aumento do lucro e consequentemente da produção. Para atender essa demanda, aumentou-se o número de máquinas e equipamentos e o nível de complexidade das instalações industriais também subiu.

Uma máquina quebrada passou a significar horas de produção paradas e muito dinheiro perdido.

Passou-se então a dar a devida importância ao setor de manutenção.

O PCM é fundamental para que a gestão da manutenção da empresa seja eficiente. Vamos entender mais sobre o assunto? Para isso, você vai aprender:

  • O que é PCM?
  • O que é manutenção?
  • Qual a importância do PCM?
  • Atribuições do PCM;
  • Quais os 3 pontos chave do PCM?
  • O que é Manutenção Produtiva Total (TPM)?
  • Curso de PCP.

O que é PCM?

planejamento e controle da manutenção


PCM é a sigla correspondente a Planejamento e Controle da Manutenção.

O PCM é responsável pelo gerenciamento de todos os serviços de manutenção de uma empresa. O que inclui os custos, o tempo entre falhas, as condições nas quais se encontram os equipamentos e qual tipo de manutenção deve ser aplicada.

O supervisor de manutenção precisa definir quais as melhores estratégias para a manutenção, alocando os recursos - mão de obra, tempo e dinheiro - de forma a aumentar a confiabilidade e a controlabilidade dos processos.

Através do PCM, é possível encontrar os gargalos da produção e também aumentar o desempenho das máquinas.

O que é manutenção?

A Manutenção é um conjunto de ações que levam ao bom funcionamento de um equipamento ou de um conjunto de equipamentos, através de reparos, consertos e conservação. A manutenção também é responsável por propor melhorias  para evitar maiores falhas futuras.

Existem 3 principais tipos de manutenção, sendo eles:

Manutenção corretiva:

Manutenção corretiva é aquela em que é feito o reparo ou substituição de peças em máquinas e equipamentos após a quebra ou falha.

Manutenção preventiva:

Neste caso, a manutenção é feita justamente para evitar a falha. Essa manutenção é importante para evitar defeitos que parem a produção e acidentes que coloquem em risco a vida humana.

Geralmente, o plano de manutenção preventiva é feito de acordo com dados fornecidos pelo fabricante.

Manutenção preditiva:

A manutenção preditiva tem a finalidade de detectar problemas futuros por meio de equipamentos que fazem medições como temperatura, vibração, pressão, entre outros.

Qual a importância do PCM?

equipe planejando


É sabido que todas as empresas buscam melhorar o desempenho reduzindo desperdícios e aumentando a produção, com o objetivo de obter maiores lucros.

No entanto, sabemos que, para isso, é necessário um sistema de gestão muito bem estruturado.

O PCM, ou planejamento e controle da manutenção, existe justamente para otimizar a gestão da manutenção, aumentando a previsibilidade e a disponibilidade das máquinas e equipamentos.

O PCM é importante para embasar a tomada de decisão e também para encontrar informações que possam ajudar a solucionar algum problema.

Atribuições do PCM

Vamos destrinchar agora quais são as responsabilidades do PCM (Planejamento e Controle da Manutenção):

Elaboração do Cronograma

Para elaborar seu cronograma, o primeiro passo é coletar todas as informações sobre a linha de produção. Saber qual é a capacidade da equipe, dos equipamentos e a disponibilidade dos recursos.

A partir daí, calcule quanto tempo é preciso para realizar a entrega. E então monte seu cronograma de acordo com o pedido do cliente.

Tenha cuidado com prazos, nunca prometa um prazo que não tenha certeza que é possível de se cumprir. Isso mancha sua credibilidade. E talvez aquele cliente nunca mais volte a comprar de você.

Prazos muito curtos também farão com que você pressione demais os seus funcionários, isso poderá ser causa de estresse e desmotivação.

Programação de Parada

Paralisações não programadas significam produção parada, ou seja, perda de dinheiro. Por isso a programação de paradasé tão importante.

Aqui são feitas as escolhas das melhores datas e horários para os reparos e demais cuidados necessários com os equipamentos.

Lembrando que é fundamental todos os setores estarem alinhados com a programação de parada.

Acompanhamento

É importante, então, analisar os indicadores de desempenho para saber se os planos de manutenção traçados estão sendo eficientes.

Não adianta apenas planejar se isso não estiver trazendo benefícios para a empresa. Afinal, são investidos recursos como mão de obra, tempo e dinheiro em softwares de gestão, por exemplo.

Aqui são feitas as análises dos dados coletados através da instrumentação.

Instrumentação

A instrumentação é responsável pela coleta de dados que irão ser usados para definir o plano de manutenção preditiva, como por exemplo medição de vibração, temperatura, entre outros.

Instrumentos de medida

Planejamento de recursos

O planejamento de recursos permite saber o quanto será gasto com peças de reposição, com óleos lubrificantes e todos os demais materiais que serão utilizados.

Instrução de serviço para as manutenções programadas

Aqui são descritos quais as atividades serão realizadas e quais os recursos serão necessários.

Quais os três pontos chave do PCM?

Existem 3 fatores chaves para o bom funcionamento do PCM vamos agora falar um pouco sobre cada um deles:

  • Pessoas

Lembre-se que, para seus processos melhorarem cada vez mais, é importante ter trabalhadores engajados e motivados. Afinal, as pessoas estão presentes em todas as esferas da organização. Desde a execução até o gerenciamento.

  • Processos

Deve-se estar sempre atento aos processos, observar se há otimizações a serem feitas, eliminar desperdício e portanto, reduzir custos.

  • Ativos

As atividades do PCM precisam sempre estar voltadas para os ativos da empresa. Deve-se sempre planejar bem os recursos que serão utilizados.

O que é Manutenção Produtiva Total (TPM)?

É um artifício industrial desenvolvido nos anos 70, que tem como conceito fundamental elevar ao máximo a produtividade e a eficiência de um processo produtivo. Isso se dá por meio da implantação estruturada e consistente de seus 8 pilares de sustentação. Sendo eles:

  • Manutenção autônoma;
  • Manutenção planejada;
  • Manutenção da qualidade;
  • Melhorias Específicas;
  • Controle Inicial;
  • Treinamento;
  • Segurança e Meio Ambiente;
  • TPM Administrativo.

Curso de PCP

Quer melhorar os seus Processos de Produção? Realizando um curso de Planejamento e Controle da Produção você aprende a reduzir os cursos da organização, melhora a qualidade da produção, aumenta a velocidade de entregas, e também a flexibilidade do processo produtivo.

Um profissional que domina as práticas de PCP é essencial para qualquer negócio, e para se tornar o melhor profissional da área, o Curso de Fundamentos de Planejamento e Controle de Produção da Voitto vai fazer a diferença no seu currículo.

Qual a duração do curso de PCP?

O curso de Fundamentos de Planejamento e Controle de Produção da Voitto tem 4 horas de duração em vídeo e você tem acesso ao conteúdo por 5 anos, dessa forma você pode reassistir e tirar dúvidas quando precisar!

Quanto custa o curso de PCP?

Para adquirir o curso de Fundamentos de Planejamento e Controle de Produção da Voitto você investe apenas R$87,30 à vista ou no Cartão de Crédito em 10x de R$9,70. Não perca tempo e inscreva-se, invista na sua carreira!

Seja um profissional cobiçado no mercado: domine a Manutenção Produtiva Total

O profissional que sabe como reduzir desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados é, com certeza, altamente procurado no mercado de trabalho.

Mas, para alcançar esse patamar profissional, você precisa entender mais sobre a Manutenção Produtiva Total.

Para te ajudar nessa jornada, nós preparamos um eBook sobre Manutenção Produtiva Total (TPM) que te farão compreender ainda melhor essa metodologia!

Clique na imagem abaixo e saiba mais!

[eBook] Manutenção Produtiva Total (TPM)

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Planejamento E Controle Da Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.