O que é Web Marketing
Quais as vantagens em utilizar o Web Marketing?
Web Marketing x Marketing Digital
Como realizar uma estratégia de Web Marketing?
Essa é a trilha para o sucesso!

3 poderosas dicas para realizar uma boa estratégia de Web Marketing em seu negócio!

Como seu negócio pode se destacar na internet? Conheça o Web Marketing e aprenda a fazer uma estratégia eficiente para obter sucesso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
3 poderosas dicas para realizar uma boa estratégia de Web Marketing em seu negócio!

Com a Transformação Digital, o aumento da utilização da internet no mundo empresarial passou a ser um dos principais pré-requisitos para o alcance de resultados. Por isso, hoje vamos falar de Web Marketing!

Tal, trata-se de uma estratégia completa para aumentar cada vez mais a visibilidade e reconhecimento de uma marca no ambiente virtual, fazendo assim, com que ela seja notada de forma impactante.

Diante disso, não entender de Web Marketing não é uma opção! Logo, não deixe de investir na  leitura desse artigo para explorar os principais assuntos que envolvem esse conceito, veja!

● O que é Web Marketing

● Quais as vantagens em utilizar o Web Marketing?

● Web Marketing x Marketing Digital

● Como realizar uma estratégia de Web Marketing?

Vamos à leitura?

O que é Web Marketing

Web Marketing ou “Marketing na internet” trata-se do conjunto de ações que visam ressaltar a existência de uma marca, uma instituição ou um profissional no ambiente digital.

Diante disso, esse mecanismo pode usar diversos recursos para que seu objetivo seja cumprido, tais como: conteúdos audiovisuais, imagens persuasivas, textos, formulários, entre outras ferramentas dos meios digitais de comunicação.

Além disso, vale ressaltar que não basta apenas que seu negócio esteja inserido na internet para se desenvolver um bom Web Marketing, afinal, as estratégias devem ser elaboradas para chamar atenção do seu público alvo.

Assim, existem dois tipos de atividades que podem ser realizadas dentro dessa metodologia:

ativas: referem-se às atividades e ações realizadas para que a presença na internet seja ressaltada;

receptivas: trata-se da recepção de informações do ambiente em que se está inserido, ou seja, é uma atividade passiva;

Vale ressaltar ainda que é muito importante que a estratégia de Web Marketing esteja alinhada com as novas tendências que a Transformação Digital vem proporcionando, para sempre agregar valor ao seu público.

Logo, quer saber quais são as principais vantagens do uso dessa modalidade de Marketing? Para isso, não deixe de conferir o tópico seguinte que explora esse assunto e muito mais!

Quais as vantagens em utilizar o Web Marketing?

Para te convencer de que o investimento em Web Marketing e comunicação digital  é fundamental para o sucesso do seu negócio, não deixe de conferir os principais benefícios do seu uso listados abaixo!

1. Aumento do reconhecimento da marca

Toda marca de sucesso é reconhecida pela experiência que proporciona a seus clientes, e isso está diretamente relacionado com a visibilidade que a mesma consegue alcançar.

Por isso, investir no Web Marketing é um dos fatores que proporciona esse aumento de visibilidade através da internet, o que por sua vez, gera um maior engajamento e reconhecimento do valor ofertado pelo seu negócio.

2. Conhecer melhor seu público

As estratégias da sua marca devem ser direcionadas de acordo com o público que ela deseja alcançar. Por isso, o Web Marketing oferece a possibilidade de criar uma aproximação e entender melhor quem é a persona que seu negócio pretende impactar.

Assim, a oportunidade de usar as mídias como canal de estreitamento de relações com seu público, vai possibilitar uma implementação de melhorias em suas estratégias para alcançar os objetivos almejados.

3. Aumentar as possibilidades de vendas

Para toda marca que promove um produto ou serviço, gerar vendas é um dos principais objetivos da sua estratégia. Por isso, usar o Web Marketing é uma forma de potencializar o processo desde a nutrição do lead até o pós venda.

Isso porque, através do aumento da visibilidade é possível gerar um banco de leads mais amplo, o que aumenta as chances de conversão para clientes através de decisões de compra e fidelização.

4. Agregar na autoridade do negócio

Uma marca que tem autoridade dentro do seu nicho reflete muita credibilidade para seus clientes. Logo, o Web Marketing pode ser usado como fator agregante para o seu negócio ganhar mais autoridade nos mecanismos de buscas e assim, potencializar seus resultados.

Muito interessante, não é mesmo?

Agora você já conhece o conceito de Web Marketing e sabe quais são as suas principais vantagens! Mas, como diferenciá-lo do Marketing Digital? Não deixe de conferir o próximo tópico para descobrir!

Web Marketing x Marketing Digital

Apesar desses dois termos serem confundidos com frequência, o Web Marketing e Marketing Digital não funcionam da mesma forma na prática e se diferenciam em alguns aspectos, dos quais listamos os principais a seguir!

Abrangência

Vale ressaltar que o Marketing Digital é mais abrangente, pois, ele inclui todos os possíveis canais de comunicação digital em que a promoção de uma marca pode ser feita.

Já o Web Marketing é mais focado na atuação em canais específicos, podendo assim, ser considerado uma subárea, ou seja, ele está dentro da abrangência do Marketing Digital.

Local de atuação

O Marketing Digital é mais associado à aplicação em dispositivos móveis - tais como celulares, tablets - e televisões, enquanto o uso do Web Marketing é mais relacionado a rede mundial de computadores.

Plataformas

Vale ressaltar ainda que é possível diferenciar as duas modalidades de promoção digital quanto a suas principais plataformas de atuação na internet. Dessa forma, o Marketing Digital é caracterizado pelo seu uso em redes sociais e mecanismos de busca.

Já o Web Marketing, tem como uma das suas principais características a aplicação em mídias sociais e plataformas de comunicação em massa, como por exemplo o e-mail marketing.

Para finalizar, não deixe de conferir o último tópico em que serão abordadas as principais estratégias para uma boa aplicação do Web Marketing em seu negócio, veja!

Como realizar uma estratégia de Web Marketing?

Para promover a visibilidade da sua marca, é necessário que as estratégias de Web Marketing sejam bem executadas. Com isso, confira dicas de como aprimorar essa ferramenta em seu negócio!

Conheça seu público alvo

O primeiro passo para elaborar uma estratégia de sucesso é conhecer bem o público ao qual se destina seu conteúdo. Dessa forma, sua marca pode criar uma persona para guiar suas principais ações a atingir o cliente esperado.

Invista em SEO

O SEO é uma das ferramentas e estratégias mais importantes quando o assunto é ter visibilidade na internet, por isso, investir em sua implementação é fundamental para que seu conteúdo chegue às primeiras posições dos mecanismos de busca.

Acompanhe suas principais métricas nas redes sociais

Todos os conteúdos gerados pelo seu Web Marketing lhe trarão dados importantes sobre o desempenho deles nas mídias sociais. Por isso, não deixe de acompanhar essas informações e usá-las ao seu favor.

Essa é a trilha para o sucesso!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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