A avaliação das pessoas comprometidas com determinado objetivo é um mecanismo muito importante para a promoção da melhoria contínua. Por isso, hoje vamos falar de uma maneira de avaliar muito interessante: o Feedback 360!
Tal, trata-se de uma forma de analisar o comportamento e ações de colaboradores sob diversas óticas diferentes. Isso, por sua vez, contribui para uma análise completa e que pode gerar insights enriquecedores para o desenvolvimento individual e coletivo.
Por isso, nesse artigo abordaremos desde o conceito até a aplicação do Feedback 360. Logo, não perca a oportunidade de agregar seus conhecimentos sobre os seguintes temas listados a seguir!
● O que é Feedback 360?
● Benefícios do Feedback 360 para empresa
● Como fazer um Feedback 360?
● Avaliação 360 x Feedback 360
Vamos à leitura?
O feedback pode ser definido como comentários sobre os pontos fortes e fracos do desempenho de outra pessoa. Dessa forma, o Feedback 360 graus tem essa mesma ideia somada ao fato de que esses comentários vêm de diferentes percepções.
Dessa forma, ele se configura como umaferramenta completa de avaliação por múltiplas percepções, tais que se dividem em: autopercepção, percepção dos gestores e dos pares.
Vale ressaltar ainda que existem diferentes tipos de feedback, como:
● Formal: trata-se de algo planejado com antecedência, sendo que normalmente é realizado em formato de reunião com o Recursos Humanos;
● Informal: é um processo que ocorre no dia a dia, através de uma conversa sem formalidades sobre os principais pontos observados nas rotinas de trabalho;
● Positivo: nesse tipo de feedback são ressaltados os principais pontos positivos de destaque no desempenho do colaborador;
● Negativo: são destacados os pontos passíveis de melhoriadentro dos acontecimentos e comportamentos apresentados.
Diante disso, o Feedback 360 pode abranger todos esses tipos de avaliações citados anteriormente, desde que sempre tenha o objetivo de ressaltar a intenção de dar um retorno construtivo para quem está recebendo os comentários.
Com isso, aspectos como a motivação dos colaboradores, implementação de melhorias, capacitações direcionadas para o desenvolvimento e planejamento estratégico de ações poderão ser trabalhados de maneira mais eficiente.
Muito interessante, não é mesmo? E ainda tem mais! Para ficar ciente de quais são as principais vantagens proporcionadas pelo uso dessa poderosa ferramenta de gestãode pessoas, confira o tópico seguinte!
A implementação do Feedback 360 pode ser muito vantajosa para um negócio, e para que você possa entender isso com mais detalhes, listamos os 4 principais benefícios do uso dessa ferramenta, veja!
Oestabelecimento de relações de confiança entre os colaboradores é muito importante para o alcance dos objetivos e resultados almejados. Assim, usar ferramentas que fortaleçam esse clima é muito interessante.
Diante disso, o Feedback 360 além de fornecer dados importantes para a implementação de melhorias pode contribuir para minimizar atritos entre os membros da equipe e ainda, fortalecer os vínculos.
Para saber quais habilidades precisam ser desenvolvidas dentro do seu negócio, é necessário identificar os pontos passíveis de melhoria observados no comportamento e desempenho de atividades da sua equipe.
O feedback 360 ajuda a reduzir o turnover ao identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores. Quando a empresa investe em treinamentos e melhora as competências da equipe, os funcionários se sentem mais valorizados e engajados, o que diminui a rotatividade.
Por isso, a prática do Feedback 360 é muito interessante para aimplementação de treinamentos estratégicos, individuais ou coletivos, que visem o desenvolvimento da equipe.
Um excelente time é reflexo de uma excelente liderança, visto que, o líder é um dos principais responsáveis por alinhar as expectativas dos membros das equipes e guiar suas ações visando resultados.
Assim, a prática de Feedback 360 contribui para que olíder esteja sempre em busca de desenvolvimento, tanto individual quanto para a sua equipe, o que contribui muito para o crescimento exponencial.
Os pontos cegos são habilidades negligenciadas, mas, que poderiam ser desenvolvidas e contribuir positivamente para os resultados. Por isso, a identificação desses pontos é muito interessante!
Com isso, o uso de Feedback 360 é um grande aliado para identificar os pontos cegos, o que revela-se como uma oportunidade de aprimoramento de diferentes soft skills e hard skills na sua equipe.
Interessante, não é mesmo? Para ampliar ainda mais seu conhecimento sobre a aplicação desse conceito, não deixe de conferir o tópico seguinte!
Investindo na leitura até aqui, você já aprendeu o que é e quais são as principais vantagens da utilização do Feedback 360, certo? Diante disso, listamos um passo a passo de como colocá-lo em prática, veja!
Apesar de que o Feedback 360 não precisa ter um roteiro inflexível, é interessante alinhar quais são as principais competências que devem ser avaliadas para cada colaborador.
Tais competências devem estar alinhadas com os valores da empresa, para analisar se o desempenho dos colaboradorespodem ser aprimorados para ficar dentro dos padrões esperados.
Como já relatado anteriormente, a ideia do Feedback 360 é que mais de uma percepção contribua para a sua formação. Assim, ele pode ser delimitado da seguinte forma:
● Autoavaliação;
● Avaliação de gestores ou líderes;
● Avaliação de pares ou colega de trabalho.
Além dessas, outras percepções podem ser definidas de acordo com a necessidade de cada empresa, visto que, o mais importante é garantir que todos os principais envolvidos com o colaborador avaliado estejam no Feedback 360!
Para que uma nova ferramenta seja introduzida com sucesso na cultura organizacional da sua empresa, é necessário quetodos os envolvidos sejam capacitados sobre seu funcionamento e importância.
Logo, as expectativas sobre o uso da ferramenta estarão alinhadas e com isso, os resultados obtidos pelo seu uso poderão ser potencializados.
Para finalizar, que tal testar seus conhecimentos sobre o Feedback 360? Aprenda a diferenciá-lo do modelo de avaliação 360 graus no último tópico!
Agora que você aprendeu os principais aspectos sobre o Feedback 360, saberia diferenciá-lo de uma Avaliação 360? Apesar de que muitos consideram os dois como sinônimos, existem diferenças consideráveis entre esses dois conceitos.
A principal diferença é que enquanto o Feedback 360 é predominantemente no formato qualitativo, os modelos de Avaliação 360 graus tem um caráter mais quantitativo, ou seja, o colaborador é avaliado pelo uso de pontuações.
Além disso, há uma classificação de acordo com a pontuação recebida em cada critério pré estabelecido na Avaliação 360. Já no Feedback isso não acontece, visto que os comentários recebidos não são classificados nem comparados.
Por fim, vale ressaltar ainda que o uso de uma ferramenta não anula a outra, ou seja, elespodem ser usados de maneira complementarpara fazer com que a avaliação de desempenhogeral do trabalho em equipe seja muito mais precisa.
Uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho é a comunicação, principalmente aquela voltada para feedbacks e isso não é segredo para ninguém! Ela é essencial para auxiliar não só no nosso, bem como no desenvolvimento do outro.
Pensando nisso, você se considera um ótimo comunicador? Não? Então saiba: a concorrência já é.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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