Ferramentas Estatísticas são metodologias usadas para entender determinados problemas e resolvê-los da melhor forma. São de extrema importância para as corporações, isso porque conseguem se adequar a qualquer negócio.
O mercado corporativo tem se tornado cada vez mais competitivo, levando as empresas a investirem em ferramentas e metodologias que minimizem possíveis erros em processos e garantindo ao cliente final uma boa experiência.
Dessa forma, podemos afirmar que o uso de ferramentas da qualidade auxiliam no processo de tomada de decisão. Facilitando a forma de observar, analisar e entender sobre dados.
Durante esse artigo, abordaremos os seguintes tópicos para complementar seu aprendizado:
● O que são Ferramentas Estatísticas?
● Quais os benefícios em utilizar as Ferramentas Estatísticas?
● 8 Ferramentas Estatísticas para utilizar em seu negócio
Boa leitura!
Ferramentas Estatísticas da qualidade, são metodologias utilizadas para analisar e resolver problemas que acabam impactando de forma direta os resultados das corporações.
Através dessas ferramentas, é possível fazer com que os problemas sejam solucionados de forma concreta e que todos os esforços sejam colocados no processo correto.
Essas ferramentas se popularizaram no mercado devido a sua versatilidade em se encaixar em qualquer nicho empresarial, facilitando assim a tomada de decisão baseada em dados reais.
Além de auxiliar em todo processo de resolução de problemas, o uso dessas ferramentas garante uma gestão da qualidade eficiente.
Vamos entender melhor sobre o assunto no tópico abaixo:
A gestão da qualidade está totalmente vinculada em garantir que as características de determinado objeto ou serviço, garantam ao cliente final uma boa experiência, se tornando um processo contínuo de busca sempre por melhorias no processo de produção.
Toda qualidade se relaciona com as etapas realizadas nos processos, o que inclui as tomadas de decisão e resolução dos problemas (onde podemos utilizar as ferramentas estatísticas).
Para exemplificar melhor a gestão da qualidade, temos a ISO 9001:2015, que pontua os princípios da gestão da qualidade. Confira:
● Foco no cliente;
● Liderança;
● Melhoria contínua;
● Tomadas de decisão assertivas, com uso de dados concretos;
● Processos bem definidos;
● Comunicação clara e eficiente;
● Abordagens estratégicas;
● Interligação entre os departamentos da corporação.
Agora que você entendeu um pouco sobre o que são as ferramentas estatísticas e a gestão da qualidade, vamos conferir quais são os benefícios do uso dessas ferramentas.
As ferramentas estatísticas conferem estabilidade para as empresas, haja vista que proporcionam a melhoria e o controle dos processos. Nesse sentido, uma empresa que adota as ferramentas estatísticas desenvolve qualidade no processo produtivo.
Além disso, os benefícios aos clientes tornam-se evidentes com a implementação de tais ferramentas, como melhores condições de trabalho, aumento da produtividade e o aumento da confiança entre as partes.
Tais vantagens também melhoram a imagem das empresas, visto que um bom relacionamento com os clientes eleva a reputação das empresas envolvidas.
Assim, essas ferramentas funcionam como um direcionamento para as corporações, uma vez que apresenta um suporte para se identificar, descrever e quantificar os possíveis problemas que podem surgir no ambiente trabalhista.
Dessa maneira, os empresários conseguem controlar e traçar soluções para os desafios que surgirem.
Já entendemos que as Ferramentas Estatísticas são imprescindíveis para o pleno funcionamento de uma empresa, haja vista que atua diretamente na identificação de um problema e de suas possíveis causas.
Assim, torna-se possível manter um grau de qualidade e produtividade dentro do ambiente corporativo. Agora, entenda as 8 ferramentas estatísticas de qualidade:
O Gráfico de Pareto é uma ferramenta responsável pela distribuição da frequência de dados. Assim, é capaz de identificar os problemas de maior frequência e os que apresentam maior potencial de melhoria. Essa análise, ajuda os empresários na tomada de decisões importantes dentro da empresa.
Nesse sentido, o Gráfico de Pareto é composto por gráficos de barras ordenados de forma decrescente, o que permite a identificação de problemas da empresa e correção de futuros desafios. Para a utilização de tal ferramenta, é necessário seguir alguns passos.
Confira abaixo quais são eles:
● Identificar o objetivo do diagrama, isto é, qual problema deverá ser investigado
● Definir como cada dado será classificado, com bases nas ‘’causas’’
● Calcular a frequência dos problemas e, após isso, agrupar as categorias de ‘’causas’’
● Todas as ‘’causas’’ com baixa frequência devem ser inseridas na categoria de ‘’outros’’
● Fazer o cálculo total e a porcentagem de cada item
● Após todos esses passos, será possível construir o diagrama
O Diagrama de causa e efeito- também pode ser chamado de Diagrama de Ishikawa- é responsável por identificar e analisar as causas que geram um efeito indesejado. Essa ferramenta organiza os problemas para que se consiga traçar planos para resolver os desafios.
Nesse viés, o diagrama classifica os problemas com base em seis categorias, as quais são chamadas de 6M. Confira abaixo cada uma delas:
Essa categoria faz referência às causas utilizadas para executar determinados trabalhos. Nesse sentido, os problemas podem ser resultantes da aplicação incorreta da metodologia utilizada.
A categoria matéria-prima abrange as causas que englobam os materiais utilizados no trabalho. Assim, os problemas que surgem neste âmbito estão relacionados à qualidade exigida para a execução do trabalho ou à inconformidade técnica.
Essa categoria evidencia as causas que abrangem as dificuldades e ações por parte dos colaboradores, ou seja, identifica, por exemplo, se o colaborador está preparado para a execução das tarefas ou até mesmo se os procedimentos utilizados são adequados.
A categoria ‘’Máquinas’’ está relacionada a todas as causas que envolvam os maquinários utilizados no processo. Nesse sentido, faz-se possível identificar falhas nas máquinas, como falta de manutenção.
Essa categoria envolve as causas relacionadas aos instrumentos de medidas. Assim, os problemas podem ser resultantes de avaliações incorretas e medidas inadequadas que modificam o resultado do processo.
A categoria ‘’Meio Ambiente’’ abrange as causas relacionadas ao local, calor, poluição, falta de espaço e entre outros. Nesse sentido, o ambiente interfere diretamente no surgimento de problemas e, por isso, deve estar atento a todos os processos e cuidados que envolvem essa categoria.
A estratificação é responsável por separar os dados em categorias distintas, como estratificação por local, por data, por tipo, por turno e entre outras.
Nesse sentido, a partir dos dados analisados separadamente, é possível identificar a causa de um determinado problema. Assim, faz um balanço do problema, identificando quando, onde e porque ocorreu.
A Folha de verificação refere-se ao conjunto de formulários planejados para padronizar, facilitar e organizar a coleta de dados. Nesse sentido, é possível verificar a execução dos processos, eliminando informações descentralizadas e equivocadas.
Dessa forma, essa categoria fornece uma visão ampliada sobre a realidade da empresa, permitindo uma análise detalhada sobre as questões do ambiente de trabalho, o que diminui os erros e confusões.
Essa folha de verificação pode ser organizada em forma de planilha, tabela ou quadro.
Confira abaixo os benefícios oferecidos pela Folha de verificação:
● Capaz de identificar as causas dos problemas e a frequência de cada um deles
● Otimização de tempo
● Simples aplicabilidade no ambiente de trabalho
● Fornece uma investigação mais ampla dos problemas e suas possíveis soluções
● Os resultados são identificados instantaneamente
● Permite a busca constante por melhorias
● Relaciona-se com outras ferramentas de qualidade, como o Diagrama de Pareto
● Fornece um caminhos mais assertivo para se seguir
O Histograma é um gráfico de barras que tem por função demonstrar a frequência que um determinado problema ocorre.
Nesse âmbito, a base de cada uma das barras representa uma classe e a altura representa a quantidade ou a frequência que a classe ocorre.
Assim, essa ferramenta abrange informações que auxiliam na visualização de dados da empresa.
O Diagrama de dispersão é uma ferramenta que auxilia na visualização entre duas variáveis, as quais podem ser medições de duas causas, duas características de qualidade, entre medições de causa e qualidade ou entre causa e efeito.
Tal diagrama é representado por meio de um gráfico que apresenta um eixo horizontal e outro vertical.
Assim, essa ferramenta é ideal para identificar a relação entre possíveis problemas ou para avaliar ações positivas sobre a empresa. Confira abaixo a correlação existente no Diagrama de scatter:
● Correlação positiva: refere-se aos pontos que se unem em uma linha crescente, evidenciando que se uma variável crescer, a outra também aumenta.
● Correlação negativa: refere-se aos pontos que se unem em uma linha decrescente, demonstrando que quando uma variável aumenta, a outra diminui.
● Correlação nula: refere-se ao gráfico com pontos dispersos, o que evidencia que as variáveis não apresentam correlação.
O Gráfico e diagrama de controle é uma ferramenta de qualidade que evidencia como um determinado processo se altera com o passar do tempo no ambiente empresarial.
Além disso, é utilizado para monitorar a estabilidade e o controle do processo, mas também para fazer uma análise desse procedimento.
Assim, essa ferramenta objetiva verificar se o processo se encontra sob controle, ou seja, se ele está dentro das especificações exigidas. Confira abaixo as vantagens desse gráfico:
● prever o intervalo esperado para os resultados
● faz um balanço se o processo é estável
● faz uma análise se as variações do processo são de causas especiais ou de causas comuns
● determina o objetivo do projeto de melhoria, isto é, busca evidenciar se deve evitar problemas específicos ou fazer mudanças fundamentais
O Processo Sigma é uma ferramenta que busca melhorar o desempenho de uma empresa. Nesse sentido, é capaz de identificar as causas de determinados problemas e, após isso, fornecer possíveis soluções para resolvê-los.
Com ele, é possível entender através de uma margem de erro determinada, a qualidade em que está ocorrendo o desenvolvimento daquele processo.
Além disso, o Processo Sigma pode ser utilizado para criar uma boa relação com os clientes de uma empresa, isto é, é um parâmetro para descobrir caminhos para construir, manter e desenvolver um ambiente saudável com os clientes.
Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.
As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!