Se você busca informações para aprimorar o seu negócio na internet, com certeza já se deparou com a sigla UX, usada sempre para abreviar o termo User Experience. Ela pode ser aplicada a diferentes interfaces com o cliente, uma delas é a produção de conteúdos textuais, ou melhor, o UX Writing.
Com o objetivo de tornar a leitura mais dinâmica e informativa, essa metodologia melhora a experiência do usuário através de textos claros e objetivos. Sendo assim, ela é uma das subdivisões do UX designer.
Quer entender mais sobre a escrita UX e o trabalho de um UX Writer? Confira este conteúdo até o final e descubra tudo o que você precisa saber através dos seguintes tópicos:
O UX Writing é uma das vertentes do UX Design. Ela se preocupa em proporcionar a melhor experiência para o usuário por meio da construção de textos claros, objetivos e que gerem conexão com o público-alvo.
Sendo assim, a metodologia tem como base 3 pilares principais:
Essas características fazem com que a jornada do leitor seja mais fácil e fluida. Favorecendo com que ele acompanhe o conteúdo até o final. Estimulando até mesmo a conversão de clientes.
Mas, afinal, qual a importância do UX Writing? Confira a seguir e descubra em detalhes.
Você já entrou em site em busca de uma resposta para sua dúvida e encontrou um conteúdo que não a respondia? Ou foi buscar em uma página a informação de um produto e sentiu que faltava algo?
Ambas as situações são muito comuns e acontecem pela não utilização ou aplicação errada do UX Writing. Afinal, são causadas pela falta de um texto claro, objetivo e coeso.
Além disso, o uso dessa estratégia também favorece a escaneabilidade online. Sendo uma técnica para otimizar o conteúdo produzido pelo marketing digital para facilitar a experiência do usuário através de uma leitura mais fluida.
Muitas pessoas se esbarram na dúvida de qual técnica utilizar: UX Writing ou Copywriting? Apesar dos conceitos de misturarem, eles possuem objetivos muito diferentes. Quer saber quais são eles? Confira abaixo.
Ao pensar nas divulgações de produtos digitais, estratégias de comunicação integrada em redes sociais ou plano de marketing digital, algumas metodologias são imprescindíveis, entre elas o UX Writing e o Copywriting.
Mas para definir qual a melhor forma de potencializar a escrita criativa e melhorar a experiência do usuário, é preciso entender os objetivos da utilização de cada uma dessas ferramentas.
O Copywriting é uma boa estratégia quando a necessidade é voltada para a elaboração de um marketing de conteúdo informativo, que passe conhecimentos e tenha uma vertente ou tom de voz mais parecido com uma conversa.
Por isso, o Copywriting gera uma maior conexão entre a empresa e seu público-alvo. Podendo ser utilizado desde os conteúdos de primeiro contato até a conversão de venda.
Quando falamos sobre UX Writing, a abordagem é mais técnica. Ela busca proporcionar uma experiência clara, evitando frustrações e com objetivos definidos. Por exemplo: respostas em abas de perguntas frequentes que devem ir direto ao ponto.
Apesar dos dois conceitos poderem ser utilizados em conjunto no dia a dia, é fundamental conhecer as suas diferenças e quando devem ser utilizados separadamente.
Agora que você já entendeu tudo sobre o que é UX Writing, sua importância e característica, é hora de saber por onde começar a aplicar as boas práticas dessa metodologia. Veja a seguir!
Utilizar o UX Writing só é possível se você entende exatamente qual o tipo de persona que quer atingir. Ou seja, consegue ter uma visão do contexto de suas necessidades, comportamentos e características.
Dessa forma, será mais fácil usar expressões que se conectem ao estilo de fala desse público, gerando ainda mais alinhamento com ele.
Outra premissa muito importante na aplicação da escrita UX é uma escrita objetiva e clara. Por isso, foque em desenvolver um texto com frases mais curtas e sucintas.
Tome cuidado para não ser redundante. Essa é a premissa básica para que o leitor entenda quais são as informações mais importantes, sem desviar o foco.
Além disso, isso faz parte de uma prática que auxilia também na produtividade do leitor. Afinal, cada vez é mais necessário que ele sinta que não está perdendo o seu tempo com dados inúteis.
Mesmo os melhores textos precisam estar em um layout amigável para uma estratégia de Customer Experience (CX) bem sucedida. Sendo assim, recomenda-se o uso de títulos, subtítulos e palavras em negrito.
Em geral, o formato que uma pessoa escaneia um texto é em "F". Isso significa que apenas se ela se interessar pelo início dos parágrafos, frases e tópicos que ela continuará a ler até o final.
Pensando na criação e na consolidação de uma branding, é fundamental que o UX Writer também pense sobre as cores, tipos de letras (tipografia) e outros componentes do design. Eles são responsáveis por deixar o texto mais atrativo e visual.
A arquitetura da informação deve ser pensada e elaborada em conjunto com o texto, ou seja, antes de finalizar o processo de escrita UX.
No marketing digital é fundamental que estratégias SEO sejam utilizadas em metodologias e sobre o UX Writing não é diferente. Pensando nisso, sempre dê espaço para incluir links de outros conteúdos da sua empresa ou de autoridades no assunto.
Mas tome cuidado! É importante revisar essas conexões frequentemente para garantir que não há nenhuma mensagem de erro. Afinal, os links podem se alterar e causar frustração ao usuário.
Além de revisar os links, quando falamos sobre sobre UX Writing, também é preciso revisar o conteúdo. Afinal, escrever e publicar algo com erros de gramática ou de concordância não é nada viável!
Por isso, é indicado que ao finalizar todas as etapas anteriores, uma ou duas pessoas fiquem responsáveis por revisar o material. Inclusive, se possível, especialistas que não redigiram o texto. Isso ajuda a coletar percepções diferentes.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!