A Análise de Mercado, como o próprio nome já indica, trata-se de uma ferramenta que permite a compreensão do ambiente em que sua marca está inserida, visando encontrar oportunidades de atuação e vantagens competitivas. Ou seja, ela proporciona uma visão estratégica sobre os principais pontos fortes e fracos.
Dessa forma, investir no entendimento e aplicação dessa ferramenta pode ser o diferencial que sua empresa precisa para obter insights assertivos sobre a situação da empresa em relação aos seus concorrentes, tendo assim, estratégias mais direcionadas e consequentemente, obter resultados mais expressivos.
Logo, estar por dentro dos principais mecanismos da Análise de Mercado é essencial para que sua marca seja bem sucedida. Por isso, não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos através da leitura deste artigo, que tem como objetivo ampliar sua percepção sobre os tópicos listados abaixo!
● O que é Análise de Mercado?
● Para que serve a Análise de Mercado?
● Tipos de Análise de Mercado
● Vantagens da Análise de Mercado
● Como é realizada uma Análise de Mercado?
● Análise de Mercado no plano de negócios
A análise de mercado pode ser definida como uma pesquisa de informações detalhadas sobre o mercado em que um negócio está inserido, o que é essencial para gerar insights, direcionar as estratégias, e dessa forma, adquirir vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
Além disso, essa análise é uma ferramenta muito usada por empresas que desejam entrar em um mercado e precisam davalidação da sua ideia de produto ou serviço, para entender se a solução é de fato uma necessidade para o público-alvo.
Diante disso, através da aplicação desse tipo de análise é possível conhecer os principais pontos chaves para o sucesso de um negócio: entender o que o seu cliente almeja, o que o seu concorrente oferece, qual o seu diferencial e ainda, quais as principais oportunidades para impulsionar a sua marca no seu nicho.
Nesse sentido, é possível criar um plano de negócios bem detalhado a partir dos dados obtidos nessa análise, o que reforça a importância e eficiência dessa estratégia para potencializar o desempenho de uma empresa.
Vale ressaltar também que, a análise de mercado pode ser usada para avaliar seu ambiente interno, permitindo identificar quais são as principais métricas de crescimento, como os objetivos estão sendo trabalhados e, ainda, quais são as oportunidades de melhoria dentro do seu negócio.
Logo, são diversas as possibilidades proporcionadas por uma boa análise de contexto. Diante disso, não deixe de entender quais são as principais utilizações desse conceito, a partir da leitura do tópico seguinte!
A principal função de uma análise de mercado é a atualização constante da sua base de dados, de forma que novas perspectivas sobre o cenário possam ser percebidas, novos hábitos de consumo identificados, proporcione o entendimento das novas tendências e compreenda o comportamento da concorrência.
Dessa forma, é comum o uso dessa ferramenta para medir a popularidade dos produtos ou serviços em um mercado, o que diz muito sobre as preferências de consumo de seus clientes e serve como guia para a implementação de melhorias.
Outro fator interessante que pode funcionar através dessa análise é a identificação de lacunas dentro de um mercado, ou seja, oportunidades para a criação ou incremento de um novo produto para os consumidores.
Desse modo, o funcionamento dessa ferramenta proporciona credibilidade na análise de dados, pois trata-se de uma abordagem baseada em uma coleta confiável e que pode servir de suporte para a tomada de decisãoprodutiva.
Além disso, é importante ressaltar que essa compreensão do mercado proporciona uma visão realista do contexto em que seu negócio está inserido, o que é muito importante para elaborar um plano de ação coerente.
Através dessa ferramenta também é possível identificar o posicionamento competitivo da sua marca no mercado, afinal, o conhecimento dos seus concorrentes é importante para ressaltar seu diferencial competitivo e assim, deixar claro o valor que sua empresa agrega ao seu cliente.
Por fim, vale ressaltar que o uso da análise de mercado não está restrita apenas a empresas privadas, visto que prestadores de serviços, sindicatos, associações, federações, entre outros, também podem usufruir desse mecanismo.
Muito interessante, não é mesmo? No próximo tópico, não deixe de conhecer mais sobre a classificação dos principais tipos de aplicação dessa ferramenta no mercado, veja!
Existem diversos tipos de análises de mercado que podem ser feitas para diferentes finalidades, por isso, vamos destacar quais são as principais opções disponíveis e seus usos, confira nos tópicos listados abaixo!
É o tipo mais popular de análise de mercado, visto que é usado para entender quais são as principais expectativas do cliente quanto ao produto ou serviço oferecido pela empresa, o que pode ser feito por meio de um questionário simples.
Além disso, vale ressaltar que a pesquisa de mercado é uma ótima base para a retirada de insights produtivos sobre o comportamento do cliente, a visão que ele apresenta da sua marca e possíveis limitações que podem ser trabalhadas .
Outra estratégia interessante para esse tipo de implementação é a validação de mercado para o lançamento de um produto novo ou de uma nova marca, que precisa conhecer seu público para validar sua necessidade.
A análise de gabinete consiste em uma coleta passiva de dados que são disponibilizados de forma pública, como por exemplo através dos sites ou das mídias sociais de empresas concorrentes.
Esse tipo de análise é considerada mais ampla, por isso é conhecida por ter maior grau de generalização, o que limita a capacidade de fazer uma análise mais profunda ou tirar conclusões detalhadas.
Vale ressaltar ainda que ela pode ser aplicada de maneira interna em uma empresa, por exemplo, em uma situação em queé preciso conhecer os fatores mais superficiais e isso, por sua vez, demanda o uso de ferramentas simples para o seu entendimento.
Como o próprio nome indica, a análise de microambiente foca em um espaço restrito, onde é crucial identificar e entender as características-chave para obter uma compreensão assertiva.
Utilizar ferramentas como as Forças de Porter é essencial para essa análise, pois proporciona uma visão detalhada das rivalidades, oportunidades e ameaças dentro do mercado específico.
A partir dos insights obtidos no microambiente é possível tomar decisões de grandes alçadas que podem ser decisivas para a estratégia de uma empresa, logo, essa análise não deve ser negligenciada.
Ao contrário da análise do microambiente, ao entendermos o macroambiente é interessante levar em consideração critérios externos muito amplos que influenciam direta e indiretamente no desenvolvimento da empresa.
Para esse tipo de análise, é interessante usar ferramentas facilitadoras como a PESTAL, que diz respeito a compreensão dos âmbitos político, econômico, social, tecnológico, legal e ecológico que circunda a empresa.
Portanto, esses tipos de análise vão ser importantes para a construção de uma estratégia bem consolidada para a sua empresa. Mas, você sabe quais são as principais vantagens disso? Não deixe de conferir mais detalhes no tópico seguinte!
O valor que uma boa análise de mercado é capaz de agregar ao seu negócio é muito importante para o destaque e reconhecimento de uma marca que a tornará um diferencial. Dessa maneira, não deixe de conhecer os motivos que fazem essa ferramenta ser tão proveitosa através dos itens listados abaixo.
Um dos princípios fundamentais é conhecer e entender quem é o seu público alvo, quais as suas principais necessidades, como ele se comporta e quais os seus hábitos de consumo é o primeiro passo para a implementação de muitas ações assertivas para uma marca.
Dessa forma, é muito vantajoso utilizar a análise de mercado para conhecer seu público, através da aplicação de uma pesquisa direcionada, por exemplo, permitindo personalizar seu produto ou serviço com base nas informações obtidas.
Os dados são o combustível para uma tomada de decisão eficaz. Investir na coleta de informações confiáveis é fundamental para uma projeção de mercado precisa. Manter um banco de dados atualizado garante que você tenha acesso às informações necessárias para tomar decisões informadas e estratégicas.
Através da análise de mercado, é possível conseguir informações credibilizadas, que consistirão em uma base sólida para a tomada de decisão eficiente, além de poder servir como feedback de implementação de melhorias.
Em um mercado tão competitivo como o atual, ter uma visão das lacunas do mercado pode ser uma oportunidade de revolucionar seu negócio e conquistar um posicionamento de destaque.
Além disso, essa é uma estratégia poderosa para quem deseja ingressar no mercado agora e ainda não possui a visibilidade de um grande público, visto que pode aproveitar a lacuna para criar uma nova necessidade.
A forma como você enxerga o posicionamento e projeção de futuro de sua empresa é determinante para sistematizar as ações que devem ser feitas em seu plano de negócios, e conseguir discernir o que é viável e o que não é.
Diante disso, essa visão sistêmica do mercado é capaz de te proporcionar uma capacidade crítica e analítica mais aguçada, o que é muito importante para a condução de um negócio com inteligência.
Como fazer com que seu produto ou serviço se destaque em meio a tantas opções semelhantes no seu segmento de mercado? No mundo competitivo, essa preocupação é muito recorrente, visto que existem uma variedade de opções para uma mesma dor,
Por isso, é importante fazer a análise do mercado para entender qual é o valor que sua marca pode agregar e assim, destacar o diferencial competitivo que ela possui, ou seja, o que ela oferece a mais do que seus concorrentes.
Diante de tudo que já foi exposto até aqui, seus conhecimentos teóricos sobre uma análise de mercado já estão bem consolidados. Por isso, chegou a hora de entender sobre o seu funcionamento na prática, confira no tópico a seguir!
Não existe uma receita mágica para a aplicação de uma análise de mercado, entretanto, existem alguns passos que podem ser seguidos visandofacilitar a sua aplicação e potencializar a experiência, veja!
O primeiro passo para uma boa análise de mercado é delimitar o que deve ser considerado nesse processo, afinal, é preciso ter uma área de abordagem bem definida para aplicar a ferramenta com maior eficiência.
Por isso, estabeleça quais serão os limites da sua análise, se certificando que todos os stakeholders mais importantes estão sendo abrangidos dentro da dimensão estabelecida para a sua pesquisa.
O ditado popular que diz “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho acaba servindo'' é uma boa analogia para as empresas que não tem um direcionamento claro e desperdiçam muitos recursos nesse processo.
Dessa maneira, tenha indicadores de desempenho bem estabelecidos, assim como objetivos a curto, médio e longo prazo definidos para que as ações possam ter parâmetros de comparação e sejam cada vez mais assertivas.
A urgência do seu mercado diz respeito ao entendimento de quais são as necessidades imediatas do seu consumidor, que tanto podem ser uma nova demanda para agregar ao seu produto quanto uma lacuna para a criação de uma nova solução.
A assimilação disso vai ser muito importante para facilitar a implementação da análise de mercado, visto que, os principais pontos de atenção em relação a urgência serão identificados e poderão ser correlacionados com os resultados.
Os custos são uma variável importante para a equação de rentabilidade de um negócio, afinal, é necessário ter um equilíbrio entre esses fatores para que o lucro fique mais evidente e expressivo.
Dessa forma, entender qual o custo de aquisição de clientes ao longo da jornada de compra do seu cliente, por exemplo, é um passo importante para a agregar valor aos clientes e para o sucesso do seu negócio.
A matriz SWOT ou FOFA é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é análise de mercado, visto que ela consegue identificar de forma sistematizada quais são os principais pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.
Diante disso, esse tipo de ferramenta pode-se demonstrar muito eficiente para facilitar a visão do mercado, visto que ela já está dividida nos principais componentes que devem ser analisados no mercado.
Com as informações obtidas pela sua análise de mercado em mãos, é importante interpretar e tirar ideias proveitosas sobre esses dados para implementação de melhorias em seu negócio, por isso, coloque esses insights em ação!
Para finalizar, não deixe de entender mais sobre a interface que o plano de negóciospossui com a análise de mercado, por isso, confira o tópico a seguir e se surpreenda!
A análise de mercado está contida dentro do plano de negócios, que por sua vez tem a função de direcionar as estratégias dos gestores de uma empresa e detalhar quais são os principais componentes que vão exercer influência direta e indireta em sua marca.
Dessa forma, um bom plano de negócio é essencial parafacilitar a administração e gerenciamento, além de se tratar de um mecanismo eficiente para alinhar as expectativas de todos os funcionários.
Além disso, vale ressaltar que o planejamento é a base para tirar uma ideia do papel e transformá-la em algo concreto, por isso, a elaboração de um plano de negócios detalhado é um passo muito importante.
Ao destacarmos a parte de análise de mercado dentro desse planejamento, podemos perceber que ele auxilia na identificação de muitos fatores essenciais para o negócio, tais como:
● Principais expectativas dos clientes sobre a sua marca;
● Entender o impacto e quão atrativo é seu produto ou serviço;
● Contexto interno e externo de atuação;
● Comportamento dos principais concorrentes;
● Relacionamento com os melhores fornecedores;
● Pontos positivos e negativos da sua estratégia;
Portanto, essa intersecção entre o plano de negócios e a análise de mercado trata-se de um mecanismo muito eficiente para fornecer as informações necessárias para alavancar os resultados da sua marca.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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